domingo, 6 de abril de 2008

PROJETO TAPETE - (Atividade - 1)






Nasceu da interação dos alunos com o meio, visando definir um local e conseqüentemente adapta-lo para a leitura.
Para deixar este espaço mais aconchegante, sentiram a necessidade de colocar ali, um tapete.
Certezas provisórias:
• Não podia ser muito grande
• Existem de várias cores e modelos
• Poderia ser comprado ou confeccionado
• O custo depende do material empregado
Dúvidas temporárias:
• Iriam comprar ou fazer o tapete?
• Como descobrir o preço nas lojas?
• Quais as fontes que temos para investigar os preços?
• Por que os preços eram anunciados em m2?
• O que m2?
• Que outras maneiras existem para medir?
• O que é forma retangular?
• Qual a diferença entre forma retangular e quadrada?
Considerações:
Achei muito rico o projeto, todas as características inerentes ao PA eram evidentes, além de poder aprofundar conteúdos importantíssimos, ligados a geometria. Também foi importante na análise do projeto, os vários softwares citados, fontes de pesquisa que pode levar o professor enriquecer ainda mais o desenvolvimento do conteúdo estudado.

2 comentários:

NTE Brusque disse...

Olá Lúcia,

Você evidencia muito bem no Projeto Tapete as características de um PA, porém o mesmo foi conduzido pela professora de outra forma. Isto fica evidente no desenvolvimento de outros Projetos, tal como o da Copa.

Acreditamos que a leitura destes projetos ajudou a ampliar o conhecimento de como desenvolver um PA.

Nossa instigação é:

A escola continua motivada a desenvolver um PA com seus alunos? A Formação Continuada proporcionada deu a escola ( professores, equipe pedagógica e gestor ) suporte para desenvolver um PA a partir da curiosidade dos alunos?
Como a escola vem pensando desenvolver um PA para a feira interdisciplinar?

Contamos com sua nova postagem.

Abraço,
NTE Bque

Lúcia disse...

Para a escola foi muito importante ter participado desta capacitação, pois motivação, inovação e os conhecimentos indispensáveis para desenvolver com competência um PA não faltaram em nossos encontros.
A escola proporcionou uma parada específica com os Professores para discutir a Amostra de Pesquisa, observamos relatos motivados surgidos de curiosidades dos alunos. Vimos então PA surgindo e bem adiantados nas suas pesquisas.
Estou convicta de que os PA serão incorporados na prática pedagógica de nossa Escola.
Mais uma vez, nossos agradecimentos pelos conhecimentos compartilhados.

Abraço,
Lúcia