Nasceu da interação dos alunos com o meio, visando definir um local e conseqüentemente adapta-lo para a leitura.
Para deixar este espaço mais aconchegante, sentiram a necessidade de colocar ali, um tapete.
Certezas provisórias:
• Não podia ser muito grande
• Existem de várias cores e modelos
• Poderia ser comprado ou confeccionado
• O custo depende do material empregado
Dúvidas temporárias:
• Iriam comprar ou fazer o tapete?
• Como descobrir o preço nas lojas?
• Quais as fontes que temos para investigar os preços?
• Por que os preços eram anunciados em m2?
• O que m2?
• Que outras maneiras existem para medir?
• O que é forma retangular?
• Qual a diferença entre forma retangular e quadrada?
Considerações:
Achei muito rico o projeto, todas as características inerentes ao PA eram evidentes, além de poder aprofundar conteúdos importantíssimos, ligados a geometria. Também foi importante na análise do projeto, os vários softwares citados, fontes de pesquisa que pode levar o professor enriquecer ainda mais o desenvolvimento do conteúdo estudado.
2 comentários:
Olá Lúcia,
Você evidencia muito bem no Projeto Tapete as características de um PA, porém o mesmo foi conduzido pela professora de outra forma. Isto fica evidente no desenvolvimento de outros Projetos, tal como o da Copa.
Acreditamos que a leitura destes projetos ajudou a ampliar o conhecimento de como desenvolver um PA.
Nossa instigação é:
A escola continua motivada a desenvolver um PA com seus alunos? A Formação Continuada proporcionada deu a escola ( professores, equipe pedagógica e gestor ) suporte para desenvolver um PA a partir da curiosidade dos alunos?
Como a escola vem pensando desenvolver um PA para a feira interdisciplinar?
Contamos com sua nova postagem.
Abraço,
NTE Bque
Para a escola foi muito importante ter participado desta capacitação, pois motivação, inovação e os conhecimentos indispensáveis para desenvolver com competência um PA não faltaram em nossos encontros.
A escola proporcionou uma parada específica com os Professores para discutir a Amostra de Pesquisa, observamos relatos motivados surgidos de curiosidades dos alunos. Vimos então PA surgindo e bem adiantados nas suas pesquisas.
Estou convicta de que os PA serão incorporados na prática pedagógica de nossa Escola.
Mais uma vez, nossos agradecimentos pelos conhecimentos compartilhados.
Abraço,
Lúcia
Postar um comentário