segunda-feira, 17 de março de 2008

PROJETOS => Acreditar e agir







Nós educadores estamos sempre analisando nosso fazer pedagógico. Queremos mais, acreditamos que podemos fazer a diferença. E tem que ser assim mesmo .
Nesta oportunidade que tive de conhecer e analisar os Projetos por Aprendizagem, percebi que, além de uma proposta inovadora, ela é instigante pois professores e alunos são sempre co-autores do conhecimento.
O ensino é concebido como uma parceria ( dúvidas, conhecimentos prévios, busca, análise, tomada de decisão).
Esta nova metodologia pode ser inserida na escola desde que haja consenso no coletivo, pois trabalhos isolados não refletiriam uma proposta inovadora. Deve ser também implementada de forma progressiva, fundamentada e reavaliada por todos os segmentos da Unidade Escolar.
Entendo ser viável sim, e espero que num curto espaço de tempo possamos colher as primeiras avaliações desta proposta.
Lúcia Knihs Stiehler

Um comentário:

NTE Brusque disse...

Olá Lúcia,

Parabéns pela sua reflexão!
Realmente desenvolver um PA requer a participação efetiva de todos os segmentos da escola e o mais importante nesta caminhada é que o aluno constrói conhecimento significativo para a vida.

Temos certeza que sua escola, equipe gestora e corpo docente, conseguirão desenvolver com a clientela escolar bons PAs, os quais farão grande diferença no processo de ensinar e aprender.

Abraço e até hoje à noite.
NTE